O projeto da casa foi um trabalho em parceria com o Estúdio Pedro Haruf. Fomos incumbidos de criar uma arquitetura que fosse adequada a região do vale do Itajaí, mas com referências às construções do interior de Minas Gerais, terra natal da cliente. Partindo dessa premissa, trabalhamos espacialidades e materiais que, ao nosso ver, determinam um paralelo e caracterizam essa atmosfera.
Nossa compreensão sobre a referência da mineiridade nas casas, além da materialidade, é que temos tendência em permanecer nos avarandados e na cozinha. Assim, a ideia para o projeto foi criar uma casa varanda, em que não houvesse necessidade de duplicação dos espaços sociais e que também não gerasse espaços sem uso.
Resolvemos a implantação do projeto com dois pavilhões de estrutura de madeira e telhado cerâmico com 18 x 6 metros, dois grandes avarandados dispostos em paralelo, no sentido da estrada, com um espaço de 2,5 metros entre eles.
No bloco mais próximo à rua foram dispostos os quartos, que ganharam uma varanda íntima e uma parede vazadas de tijolos maciço pintados em branco para criar privacidade e conforto acústico em relação a estrada. No pavilhão posterior estão os espaços sociais disfrutando a vista para o bosque nos fundos do lote.
Entre os pavilhões está um jardim de inverno que serve de circulação entre a área social e íntima e permite uma ventilação cruzada entre toda casa. Além de favorecer aspectos técnicos, essa área proporciona um espaço de conforto e caracteriza um ambiente aberto e conectado à natureza no centro da edificação. Os compartimentos servidores, lavabo e área de serviço também foram posicionados nesse local.
Santa Catarina
Residencial
Em Execução
275 M²
Zargos Rodrigues
Pedro Haruf
Cael Soares
Sofia Vasconcelos
Frederico Rodrigues
Nathalia Melo
LaÍs Parreiras
Stephanie Cabral
2022