EDIFÍCIO VINHÁTICO

O edifício, implantado no limite entre a cidade e a floresta, foi concebido como uma exploração da complexa relação dualística de sua localização. Sua arquitetura evoca aquilo que, usualmente, é retirado da paisagem pelos grandes prédios: a vista do horizonte e a observação do céu.

Por meio do escalonamento de todos seus planos de lajes, são conformadas varandas que tem sua visão livre em direção ao céu. Dessa forma, ao direcionar o olhar sobre a arquitetura, o que se percebe, na verdade, é uma redução exponencial de massa construída que dá lugar à vista da infinitude azul.

O movimento disposto pela projeção dos planos verticais configura uma edificação viva que, disposta de massivo paisagismo, mimetiza o panorama circundante, que se caracteriza por uma forte presença de vegetação. Além disso, essa caracterização escultural da arquitetura carrega não só uma estética singular, mas também uma qualidade ambiental, de maneira que seus recuos fomentam a luminosidade e ventilação, tanto para o edifício quanto para o entorno.

O edifício Vinhático é uma expressão arquitetônica de uma idealização de cidade e realidade, que enxerga além do valor plástico contido nas formas, uma proposta de espaços que em sua essência potencializem as possibilidades da vida cotidiana e possuam vida própria em seu paisagismo.
 

LOCAL

NOVA LIMA

ÁREA

24330 M²

TIPO

RESIDENCIAL

STATUS

PROJETO

EQUIPE

ZARGOS RODRIGUES, PABLO DANTAS, FREDERICO RODRIGUES